sábado, 28 de julho de 2018

QUAL É O PAPEL DO POETA NA CONTEMPORANEIDADE?

Imagem da Net.


Por Evilásio Júnior


Muito se tem falado sobre o papel do poeta na contemporaneidade, será que ele deve ser apenas um artífice da palavra, um ourives do signo linguístico, buscando a perfeição, o rebuscamento da poesia, seu ritmo, sua estrutura... ou o poeta é uma voz profética de sua época, que grita ao mundo nas linhas vivas, frenéticas e rebeldes de sua produção? 

(In)felizmente o poeta não é um fingidor, todo o seu corpo é uma máquina pronta para captar os fatos da exterioridade, que são transformados pela força interna do vate, que transforma tudo a sua frente em objeto poético, tudo!

Os versos contemporâneos estão carregados do lirismo dos loucos, dos bêbados, das prostitutas... a produção contemporânea embriaga-se com uns goles de álcool numa mesa de bar, grita silenciosamente no olhar dos mendigos, nos corpos mutilados, na corrida frenética das grandes cidades, na velocidade voraz da produção humana... o poeta contemporâneo é filho de Cronos, ele não tem como fugir dos dentes afiados do tempo.

O poeta contemporâneo faz o signo linguístico gemer, suar, gozar... faz a poesia gritar obscenidades, sussurrar incansavelmente pedido mais, mais, mais... o poeta da contemporaneidade é um cafetão das palavras, tira tudo que elas podem dar, mas não fica satisfeito com isso e, até esbofeteia as palavras, deixando-as desfalecidas no chão... mas também acaricia seus corpos e derrama o bálsamo nas feridas.

As mãos do produtor de poesia nos dias atuais carrega a rosa e o artefato explosivo; as mãos do fazedor de versos derrama unguento, mas quando necessário, abre cortes na carne com uma navalha afiadíssima: a poesia. As mãos do poeta sabem fazer carinhos em toda a extensão corporal do texto arrepiar-se de puro tensão... as mãos do poeta também pegam em armas e metralham metaforicamente tudo que estiver pela frente.

Então, qual é o papel do poeta na contemporaneidade? É uma pergunta difícil de responder, o poeta é o louco que acredita no poder da palavra, mas também chora as dores do mundo; o poeta é um operário que volta para casa depois de um dia cansativo de trabalho, porque carregou baldes e baldes de concreto nas costas; o poeta é um pássaro cantando num fio de alta tensão ou quem sabe, o poeta seja apenas um semeador de metáforas.





____________________________________
Evilásio Júnior nascido em Santa Inês-Ma, em 10/09/1984; acadêmico do curso de Letras da Universidade Estadual do Maranhão-Campus Santa Inês, gosta de ouvir Rock com amigos, jogar futebol aos fins de semana, escrever sobre temas variados, é fascinado por mensagens poéticas escritas nos muros, compreende que o poema é um grito coletivo que deve invadir praças, ruas, escolas e que a poesia é uma das forças mais humanizadoras que existe.


Um comentário: