quarta-feira, 14 de março de 2018

Dia da poesia




Existem diversas manifestações culturais nas mais diversas sociedades, e em cada uma é pregado um tipo de visão/perspectiva a ser discutido em seu olhar. Maurice Halbwachs, em seu livro Memória Coletiva, afirma haver duas memórias: a coletiva e a individual - enquanto a primeira é um conjunto de pensamentos de determinado grupo ou sociedade, a primeira diz respeito ao pensamento do indivíduo em sia dentro de seu grupo ou sociedade.
Pode-se afirmar, nesse sentido, que o pensamento indivíduo remete a uma sua perspectiva de vida enquanto ser. A arte é prova disso, principalmente quando justificamos por meio da arte mimética discutida primeiro por Platão e em seguida por Aristóteles em A Arte Poética, e o conceito dado a esta palavra seria a representação do eu, construção do pensamento do pensamento do indivíduo. Corrobora-se, assim, que a poesia remete a um conceito de representatividade técnica mais próxima à ratificação do eu, ou seja, a poesia está mais perto do escritor por perceber que a poesia existe em qualquer tipologia ou gênero textuais.
A poesia é, a meu ver, necessária para discutirmos a literatura como preâmbulo e sua existência, haja vista ter uma consistência anti-hermética, ou seja, ela está aberta a quaisquer significados e assuntos. Deste modo, o que pode nos levar a crer acerca da necessidade da poesia é verificar o quão próxima ela está de nossas necessidades. A poesia tem seu valor e força próprios, pois, de acordo com Roman Jakobson, traz consigo a mensagem de um texto - a força poética -, o que nos ajuda a pensar que qualquer texto pode trazer-nos poesia nas mais variadas funções.
No Brasil, a poesia veio ganhando força desde o início da literatura feita propriamente por escritor natos, haja vista a construção de uma nação brasileiro ter sido feita apenas durante o século XIX, época desse movimento literário. Assim, a literatura brasileira veio ganhando força há um pouco mais de dois séculos, e isto começou a ocorrer por meio da poesia, principalmente por meio da publicação da Revista Brasiliense e do livro Suspiros poéticos e saudades, do autor Gonçalves de Magalhães, sem, no entanto, esquecer-nos do grande escritor maranhense Gonçalves Dias, conhecido pelos poemas Canção do Exílio e I-Juca Pirama.
A partir daí, a poesia foi ganhando força em nossa literatura, embora houvesse grandes escritores em outros gêneros literários. Nos dias de hoje, apesar de alguns problemas, pode-se notar uma grande apoio à literatura. Existem hoje dias destinados a comemoração da poesia no Brasil e no mundo:

  • Dia nacional da Poesia: a priori, era dia 14 de março em comemoração ao aniversário do escritor baiano Castro Alves, no entanto houve modificação;
  • A partir da Lei 13.131 de junho de 2015, DIA NACIONAL PASSOU A SER DIA 31 DE OUTUBRO em comemoração ao aniversário do escritor mineiro Carlos Drummond de Andrade;
  • Dia estadual da Poesia (no Maranhão): esta data é comemorada desde o ano passado no dia 10 de agosto em virtude do aniversário de Gonçalves Dias;
  • Dia mundial da Poesia: é comemorado no dia 21 de março, dia escolhido durante a 30º Conferência Geral da UNESCO
  • Dia nacional do Poeta: há ainda esta data comemorativa, devido ao surgimento do Movimento Poético Nacional criado por Paulo Menotti Del Picchia no dia 20 de março de 1976.

É importante lembrar que a poesia tem sua importância na vida das pessoas, tanto para quem lê, escreve - vive de poesia - ou ouve. Todo esse conjunto de fatos me faz lembrar – nos faz lembrar (eu espero) – de forma crítica a situação cultural brasileira e me leva a concordar com os versos do livro “Rosas do Povo”, de Carlos Drummond de Andrade: “A poesia é incomunicável,/Fique quieto no seu canto./Não ame”.
E como você valoriza a poesia? Na sua opinião, qual a data mais significativa para a poesia brasileira? E por quê?



Texto escrito por Ricardo Miranda Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário