sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

AMADOR, INICIANTE OU HOBISTA?



"Tem o escritor amador e o escritor profissional. O amador é aquele que escreve quando a vontade vem e o faz por amor. O autor profissional, assim como um médico, trabalha todo dia durante um horário determinado e com metas de páginas diárias".

Podemos notar que viver de literatura hoje no brasil não é tarefa fácil para ninguém. Por isso, muitos escritores tendem a deixar de lado sua produção literária para dedicar-se a outra profissão e, em alguns casos, exercendo as duas tarefas - a de escritor e outra que desejar - ao mesmo tempo, o que é muito difícil e desgastante.

A meu ver, há diferentes motivo para que uma pessoa comece a escrever algo de literatura, e a faixa etária de quem inicia nessa jornada literária é muito diferente entre cada um. Portanto, percebe-se que, pelo menos em alguns casos, há certa dificuldade no desenvolvimento da escrita no que diz respeito à desenvoltura do gênero, no estilo, na escolha das palavras, mas isto é algo que vai amadurecendo.

A partir disso, percebe-se que há aquele escritor amador que escreve a partir de sua vivência pessoal e escreve pela forma que achar mais conveniente, sem, muitas vezes, seguir um parâmetro ou regras específicas da literatura. Assim, ao passar do tempo, esse questionamento literário vai se amadurecendo e se desenvolvendo, resultando em novas características literárias e dando uma qualidade maior ao texto, fato que auxilia a mudança de estágio do escritor de (amador, iniciante ou hobista) até chegar ao profissional.

Assim, queremos saber o seu ponto e vista a respeito desse questionamento: quem não escritor profissional é amador, iniciante ou hobista?


Por Ricardo Miranda Filho
@suplementoliterario
@rascunho1966


Nenhum comentário:

Postar um comentário