COMO LER SEU POEMA
É o que chamo de ENTREGA DO PRODUTO. Como visto em um ciclo de produção. Consumimos tempo na escrita ou escolha do texto. Nas correções, inserções, alterações de toda natureza. Cuidamos do aspecto formal (formatação de fonte, tamanhos, parágrafos). Porém deixamos à sorte o momento principal que é a leitura/declamação em si. Vamos “na fé” – “na hora eu vejo”.
ANTES - PREPARAÇÃO
ESCOLHA DO POEMA
Evite poemas longos/curtos para apresentação. A menos que seja a temática do encontro, evite pregações religiosas ou políticas.
LEITURA DO POEMA
Leia pelo menos uma vez o poema escolhido. Reveja o sentido geral do texto, sinônimos, marque as palavras mais difíceis de pronunciar.
TREINO LIVRE
Faça marcações de entonação, pontuação – treinar gestual (se aplicável ao texto e à natureza do leitor/declamador).
Simulando uma platéia – olhar para o texto e para a platéia. Treine a respiração em função das pausas, após trechos com versos mais intensos e longos... e leia!!!
TREINO COM TEMPO CRONOMETRADO
Por exemplo: em um SLAM o tempo (tipicamente) é de 3 minutos. Em geral é um bom tempo e deveria/poderia ser utilizado na maioria das apresentações.
GRAVAR ÁUDIO/VIDEO
Um poema existe para ler lido. Silenciosamente que seja ou em voz alta em público. Treine isso. Melhore a sua leitura. Gravar e ouvir posteriormente vai ajudar você escritor perceber possibilidades de alterações em seu próprio texto. Pedir a outrem que leia seu poema que ainda vai passar por alterações/correções é cruel! Grave a si mesmo. Ouça. Treine seu ouvido.
IMPRESSÃO
Imprima em ambos os lados do papel e em meia folha (a5 = metade de uma folha a4). Papel amassado, riscado... “ninguém merece”! Em geral, o próprio escritor destrói o próprio trabalho na apresentação.
LER USANDO CELULAR
Certifique-se que alterou a duração de luz de fundo. Erro comum deixar o tempo curto. A luz de fundo é desligada e o leitor se perde. Um horror!
DURANTE – EXECUÇÃO
PERCEBA O AMBIENTE
Se tiver microfone, pedestal, púlpito, palco, luz ambiente, ruídos, etc. qual a disposição da platéia (entusiasmada, sonolenta, indiferente, usando o celular). Se tiver microfone disponível, USE-O. Deixe-o próximo aos lábios e fale conforme treinou.
ÊNFASE
Busque o equilíbrio. Evite exageros, falar muito alto, gesticular em excesso. Nesse caso, menos é mais!
APRESENTAÇÃO
Título e autor do poema - SEMPRE
Evite discursos. Você está à frente para ler/declamar.
Pausa – respire. Você está preparado para esse momento. Brilhe!
Leitura/declamação – faça com confiança.
DEPOIS – ENCERRAMENTO
GESTUAL DE FINALIZAÇÃO
Diminuir gradativamente o tom de voz, abaixar a cabeça, fechar as mãos. Você vai encontrar a sua maneira. Não precisa dizer: FIM.
Encerre sem falar mais nada. Não peça desculpas ou acrescente qualquer informação. Seu trabalho está concluído.
ERROS COMUNS
# errou – se for algo imperceptível – siga em frente. Se for esquecimento de um trecho ou leitura fora da sequência – retome a leitura indicando o equívoco. Erros acontecem.
# - em um Sarau com curadoria, com inscrição prévia, o leitor levanta, vai à frente, pega o microfone e faz tantas leituras quanto deseje (seguidas ou alternadas). EVITE. Inscreva. Veja se é interessante/permitido mais de uma apresentação. Em geral, NÃO.
VEJA TAMBÉM: https://pt.wikihow.com/Interpretar-um-Poema - Como Interpretar um Poema.
Deixe a sua dica, sugestão... nos comentários. AJUDE-NOS A MELHORAR!!!
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